terça-feira, 6 de setembro de 2011

Fake Fashion

Hoje em dia é praticamente impossível sair na rua e não encontrar os produtos piratas, que podem estar à venda, ou sendo utilizados por nós mesmos. Vamos lembrar que essa prática começou há alguns anos atrás com os CDs, e hoje é difícil de encontrar algum produto que ainda não tenha sido replicado. Desde softwares, DVDs, celulares, brinquedos, medicações, livros... até os itens de moda, como roupas, bolsas, tênis, óculos de sol, perfumes e relógios.  Ufaaa.. quanta coisa né! Então vamos mergulhar nesse universo e descobrir o que ele pode trazer de bom e ruim para nós.

Acredito que a pirataria esteja fortemente associada ao consumismo da nossa sociedade.  A cada temporada de moda, os desfiles nos mostram novas cores e modelos de roupas, bolsas, sapatos e acessórios. Os formadores de opinião – aqueles famosos que são pagos para usar ‘a peça’ quando tem algum paparazzi por perto – e as it girls, só reforçam o nosso desejo (que nessa altura já é desespero) por aquele item tão cool e fashion. A partir daí quem tem grana, compra das melhores grifes, outros compram as ‘releituras’ do Fast-Fashion, e por último há quem apele para os contrabandeados.

O grande comércio da pirataria em Sampa localiza-se na famosa Rua 25 de Março e aquelas que à cercam. Pra quem mora aqui e nunca foi eu super recomendo a visita que é uma experiência única, mas esteja preparado psicologicamente! Hehe. A Galeria Pagé vende todo tipo de jogos para pc, softwares e alguns eletrônicos... No Shopping 25 de Março estão as roupas, relógios, bolsas e cosméticos... Isso sem falar do camelódromo com seu mar de possibilidades!
 Gente, só vou comentar daqui mesmo porque é onde eu moro, mais se alguém quiser comentar de outas cidades, sinta-se à vontade!

Explorando um pouquinho mais sobre os produtos de moda mais pirateados:
- Roupas: Pra identificar uma roupa falsa não é complicado, basta a gente pegar pra ver a baixa qualidade do tecido e seu acabamento mal feito, resultando numa baixa durabilidade. O logo da marca também denuncia sua origem, assim como outros itens específicos de cada uma. Nessa categoria acredito ser muito melhor a gente guardar nosso din din ou quem pode, parcelar no cartão, e adquirir uma peça de qualidade, que dura anos se você souber cuidar direitinho.

 
O famoso jacaré da marca Lacoste

- Bolsas: Louis Vuitton, Victor Hugo, Prada, Dolce & Gabbana, Gucci, Carmim e Kipling... A lista no quesito bolsas é enorme! A diferença também está na qualidade, uma vez que as falsas podem descascar nas alças e ter problemas com os zíperes. E como as originais custam muuuuuuito mais caro acho que uma boa solução pras apressadinhas é comprar alguma parecida nas fast-fashion ou então esperar alguma amiga fazer aquela trip e pedir pra trazer, já que lá custam bem mais barato. OBS: só tome cuidado onde você circula se usar a original heeeeein!


- Óculos de sol: Pessoal, façam um favor a vocês mesmos e NUNCA comprem óculos de sol pirateados. A armação descasca, entorta e as lentes não tem proteção contra os raios ultravioleta! Imagine que no futuro, quem usa pode ter catarata e outras doenças nos olhos. Então se o preço do Ray Ban não couber no seu bolso, procure marcas como Chilli Beans e Triton, ou até visitar uma ótica e procurar por modelos mais em conta, de marca própria às vezes. E se você já usa óculos de grau ou lentes de contato, eu acho que vale a pena investir nas lentes Transitions, o meu óculos é assim e posso garantir que só me proporciona elogios e olhos protegidos!
Réplica dos óculos D&G

- Relógios: Quem já comprou um relógio, chegou em casa e ele parou de funcionar? Eu já! Hahaha. Acredito que a melhor palavra pra descrever os relógios é: descartáveis! Isso mesmo são fáceis de arranhar, a bateria acaba em pouco tempo ,  não tem resistência à água e os contadores de segundos e calendário geralmente não funcionam. Uma boa opção para quem aceita qualquer marca é esperar as liquidações de cada temporada de alguns locais... Eu já cheguei a comprar um relógio lindo na Monte Carlo Jóias por R$60, e custava + ou – 300! Fiquem de olho!



- Tênis: Outro produto perigoso se não for original. Como eles tem o preço lá embaixo acabam pecando pela qualidade e prejudicando sua saúde, as bolhas e dores nos pés são os menores problemas, que podem atingir ligamentos e tendões... Comparando com os originais as diferenças são mínimas, principalmente se você compra pelo e-commerce, e não é especialista fica complicado de distinguir. Aqui a solução é recorrer as grandes lojas mesmo e pra quem não se importa em ter um modelo mais antigo, os outlets!

No original, as linhas contínuas e mais retas, abaixo no fake, todas quebradas.

Bom é isso que eu tinha pra falar, espero que as dicas te ajudem na hora das compras!

Beijooooo,

Nati D'Angelo.

twitter: @feelafio

4 comentários:

  1. Luzeti Souza Barrella8 de setembro de 2011 às 16:15

    Meninas...as dicas estão ótimas!!!!!
    Quem já não se sentiu tentado de comprar os falsos...comprou...e rapidinho se arrependeu????
    Então "FICADICA" vale a pena investir um pouco mais pela qualidade das marcas!!!!
    Boas compras!!!!

    ResponderExcluir
  2. Show de bola Nati. Muito bom o seu post.

    ResponderExcluir
  3. É sempre super tentador comprar tudo baratíssimo... mesmo que isso inclua perder qualidade...

    Mas existe ainda um outro tópico muito perigoso se comprarmos os falsificados: maquiagem.
    Ok, eu estou virando a louca da alergia a cosméticos, mas acredito de verdade que um cosmético meia boca faça muito mal a saúde... e comprar lápis de olho por R$ 1,00 pode ter sérias desvantagens...para a saúde!

    Maby

    ResponderExcluir
  4. Obrigada a todos pelos comentários!

    Maby, você lembrou de uma coisa importantíssima! Não podemos usar makes falsas nunca mesmo, na verdade até as de boa qualidade não são recomendadas após a data de vencimento. Então volto a lembrar: vale a pena investir em qualidade, quando o assunto é saúde!

    Beijos,

    Nati.

    ResponderExcluir