segunda-feira, 26 de março de 2012

Aviamentos

Olá!

pra você que acompanha sempre o blog, já deve ter notado que adoramos comentar todas as facetas da moda possíveis.. hehehe, afinal moda não é só glamour. E é isso que eu venho testemunhando semanalmente em uma aulinha chamada Documentação Técnica em Moda. Daí hoje resolvi trazer um pouquinho deste meu universo para vocês e falar dos aviamentos! Agora se você está se perguntando o que são aviamentos, já vou explicando...

São materiais necessários para fazer ou dar acabamento em uma peça. Simples né? Eles podem ser funcionais - quando a peça não existe sem eles, ou decorativos - somente para enfeitar.

Aqui vão alguns exemplos... Funcionais:

Botão: Nosso conhecido do dia-a-dia pode ser encontrado de vários materiais - plástico, madeira, metal, porcelana, resina, madrepérola...e por aí vai! Também existem de vários tipos:



Zíper: É outro famoso entre nós, e quando foi inventado passou a substituir botão e  fivelas no fechamento das roupas. Hoje é fabricado nos mais diversos materiais e existem dois modelos mais conhecidos por nós:


Barbatana: Um aviamento que já foi utilizado para sustentação em espartilhos femininos, e aquelas armações utilizadas nas saias femininas que davam um super volume. Atualmente são feitas de náilon e usadas nos colarinhos de camisas masculinas, e modelos tomara-que-caia de vestidos de festa ou noivas. 


Elástico: Pode arrematar cinturas e barras, franzir alguma parte da peça ou criar faixas. É muito utilizado na confecção de roupas íntimas, moda praia e ginástica.



Decorativos:

Franja: Vários fios que juntos são aplicados em roupas, calçados ou acessórios. Podem ser de couro, camurça, linho, algodão, entre outros. Super presente na moda, tanto em roupas, fantasias, acessórios e também em decoração





Lantejoula: Pedacinhos de metal ou plástico, brilhantes e com um furinho para enfeitar roupas, e fantasias. Quando bordadas em alguma roupa são chamadas também de paetê. E também dão um UP naquele look básico. #ficaafica. 



E estes são apenas alguns exemplos de aviamentos, para você conhecê-los melhor e não passar vergonha se ouvir algum desses nomes por aí! Se gostarem, futuramente faço outro post com mais!

Beijoos,

Nati D'Angelo.

Um comentário: