sexta-feira, 1 de março de 2013

Ronaldo Fraga

Bom dia caro leitor!

A algum tempo já vinha matutando a ideia de escrever neste espaço sobre estilistas que eu admiro o trabalho e suas respectivas marcas. E como vivemos em um país cheio de riquezas, resolvi começar com um  verdadeiro artista que sabe muito bem valorizar a cultura brasileira... Ronaldo Fraga!



Meu interesse no trabalho dele se despertou na primeira oportunidade que tive de ir ao São Paulo Fashion Week. Chegando lá entrei na sala do desfile e em cada lugar encontrava-se uma sacola de papelão com propaganda de materiais de construção, dentro dela um release da coleção. Na passarela as modelos desfilavam sobre diversas imagens suspensas as quais tratavam do tema, Athos Bulcão, um artista modernista, azulejista de Brasília, e colaborador de Oscar Niemeyer. 



Contando um pouquinho da história deste mineiro, ele se formou em um dos primeiros cursos de estilismo do país, na UFMG e depois foi estudar fora, em Londres. Em 1996 lançou sua marca no antigo Phyotervas Fashion e desde então não teve descanso, logo indo para a Casa de Criadores e no ano seguinte recebeu um prêmio de Estilista revelação.

Em 2001 estreou no time de marcas do SPFW e já foi aclamado como estilista "cult" da Moda Brasileira, ao desfilar o tema "Rute - Salomão" uma história de amor fictícia entre um judeu ortodoxo e uma cristã.



Desde então, em todos os desfiles estabelece um diálogo da cultura brasileira com o mundo contemporâneo, traz a moda de forma narrativa, emocionando e fazendo as pessoas refletirem em todos os momentos, desde o release até a passarela. Abordando e questionando temas que afligem a sociedade como problemas sociais e ambientais brasileiros, histórias familiares, literatura brasileira, entre outros, sua produção valoriza esta diversidade cultural brasileira. Assim busca sempre o artesanato e a cultura local, desenvolvendo projetos de geração de renda e emprego para comunidades ligadas a indústria da confecção, além de resgatar artistas nacionais esquecidos ou desconhecidos.

Um exemplo foi o projeto Talentos do Brasil coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário, que foi criado com o objetivo de estimular a troca de conhecimentos entre grupos de artesãs e cooperativas, na qual Ronaldo trabalhou com os seguintes grupos: Coxim, no Mato Grosso do Sul (Pele de Peixe), Paraíba (Renda Labirinto) e São Borja, no Rio Grande do Sul (Lã e crina de cavalo).




Todo este trabalho possibilitou sua participação em exposições e eventos internacionais, como no BRIT INSURANCE – Designs of the year de 2008, o único representante da América do Sul. Neste mesmo ano ainda esteve na  I Bienal Ibero-Americana de Design e apresentou uma instalação no museu de Arte Contemporânea de Tokyo na exposição “When Lives Become Form” que abrange o tema da criatividade brasileira.


Agora vou colocar umas imagens/vídeos de diversos trabalhos que merecem destaque.

 Em "Quem Matou Zuzu Angel" Ronaldo relembra a história da estilista mineira e o contexto no qual ela viveu e morreu, no Regime Militar vivido no país entre as décadas de 60 e 80.



Desfile inspirado no Rio São Francisco abordando o tema da transposição deste e os problemas causados por essa transposição, o que depois rendeu em uma exposição.



Este vídeo abaixo mostra a coleção "Tudo é Risco de Giz", que foi inspirada no espetáculo Giz, do grupo Giramundo. Assim como a peça, o a coleção aborda temas como abandono, desamparo, da invisibilidade de pessoas mais velhas e também da fragilidade de um risco de giz, o qual é facilmente apagado por um pedaço de pano.

E esta foi a história de hoje pessoal! E fica a dica de acompanhar a trajetória deste artista que vem nos surpreendendo a cada temporada!

Beijos e um ótimo fds :)


Um comentário:

  1. Ótimo post! Poderia acrescentar que a Editora Cobogó vai lançar neste mês um livro com todas as coleções do Ronaldo Fraga. Lindo de morrer!

    http://cobogo.com.br/livros/ronaldo-fraga-caderno-de-roupas-memorias-e-croquis/

    E ainda vai ter lançamentos com sessão de autógrafos no Rio, São Paulo e BH!

    ResponderExcluir