sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Cetim

Boa tarde queridos!

Mas uma vez eles dão as caras por aqui, sim os tecidos! Indispensáveis no nosso dia a dia, é sempre bom aprendermos um pouquinho mais sobre o que estamos usando. E o escolhido do dia foi o cetim!

Este tecido se originou da palavra Zaytun, que se refere a cidade chinesa Tseu-Thoung, onde este tecido começou a ser fabricado. 

A matéria-prima originalmente era de seda com a trama bem fechada, já atualmente é encontrada em qualquer material, sendo as mais comuns a viscose, acetato, poliéster, poliamida, elastano e raiom, pelo preço baixo.



Como principais características percebemos que o lado certo tem brilho e pode ser estampado, enquanto o avesso é opaco e também pode ser elástico ou não. É um tecido plano, e como já expliquei aqui, formado por trama e urdume, e sua superfície lustrosa é formada pelo espaçamento entre os pontos de intersecção entre trama e urdume. 

Este desenho mostra o que vemos ao olhar um pedaço de cetim com uma lente conta fios.


Sua utilização é bem ampla, e varia de acordo com o tipo de cetim. Aqui estão eles:

Cetim Charmeuse: É leve e tem um bom caimento, brilho intenso; o urdume é em acetato, viscose ou poliéster e tem com duas tramas, sendo uma delas suplementar no avesso, em crepe.


Cetim Duchese: É mais pesado que o Charmeuse, com um excelente caimento, alta qualidade e brilho intenso, geralmente em seda, acetato ou poliéster. Geralmente destinado à Alta Costura e muito utilizado em vestidos de noivas.


Cetim Boucol: Semelhante ao cetim Duchese porém mais pesado, também muito utilizado pela alta costura e em vestidos de noivas.


Cetim Changeant: Possui duas cores, ou seja, de acordo com a posição que a pessoa olha o tecido, ele aparece com uma cor diferente. Isso acontece pois é tecido com duas tramas de cores diferentes. 
Esta imagem é de um Tafetá Changeant, porque não achei o Cetim... 
Mas só pra dar a ideia das duas cores ;)


Cetim Vison: Cetim mais encorpado que o cetim comum, com bom caimento e brilho discreto, muito utilizado para becas, decoração (toalhas de mesa , cortinas, almofadas, etc).



Cetim Zebeline: Cetim pesado com um brilho acetinado, avesso em crepe, bem encorpado, sendo perfeito para os modelos evasê.


Este foi o post da semana pessoal! Espero que seja útil para alguns, interessante e informativo para outros!

E agora vamos com tudo, que depois do carnaval que o ano começa, não é? haha

Beijos,

Nati.

Um comentário: