sexta-feira, 15 de março de 2013

As fibras sustentáveis

Boa tarde caros!

Não sei se todos se lembram, mais ano passado eu cheguei a comentar um pouquinho do algodão orgânico, um tecido ecologicamente correto, e sua importância para um desenvolvimento sustentável tanto para quem produz, quanto para quem compra. E hoje me dei conta que exitem outras fibras sustentáveis que todos devem conhecer, para se conscientizar na hora do consumo. Aqui vai um pouco delas:

Algodão agroecológico: Esta fibra é cultivada da mesma forma que o orgânico... Mas qual a diferença dos dois? É que o agroecológico não recebe certificação, as vezes porque o comprador não exige o selo, ou pela falta de recurso dos agricultores em contratar uma agência certificadora. No Brasil, trabalham com este cultivo: ESPLAR, ADEC e Justa Trama.



PET: A partir da reciclagem pode ser transformado em fio para indústria têxtil, sendo que é utilizado em grande parte na confecção de malhas e não tecidos. Este cenário resultou em uma proliferação de confecções de camisetas feitas com PET, o que é um ótimo sinal pois estão ligadas com cooperativas, associações e projetos sociais de reciclagem. E falando de qualidade, ao ser transformado em fio vira um poliéster, que combinado com algodão resulta em uma malha resistente e durável, com a diferença de ter um valor social e ecológico agregado. 



Couro vegetal (tree-tap): Esta fibra é produzida na floresta Amazônica, ajudando as comunidades seringueiras, melhorando sua renda, condições de saúde e autoestima. Consiste no revestimento do tecido de algodão, acrescentando o látex extraído da seringueira, e assim torna-se um substituto do couro animal e sintético, este último que é produzido a partir dos derivados de petróleo. É uma alternativa para a fabricação de calçados, bolsas, roupas, revestimentos, etc...



Uma outra forma de ser sustentável através dos fios é o upclying, que consiste em aproveitar peças descartadas para fabricar peças novas. A EcoSimple é uma tecelagem que trabalha com isto, transformando retalhos e sobras em novos fios e também com os fios de poliéster, da reciclagem de PET.


Agora é minha, sua, nossa hora de sermos mais sustentáveis!

Beijos verdes! haha

Nenhum comentário:

Postar um comentário