sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Moda masculina - terno

Boa tarde caros!

A moda masculina está de volta aqui no blog, com dicas imperdíveis sobre ternos! Sim meu caro leitor, se você já hesitou em comprar um terno pois não sabia o modelo correto, se era formal ou informal demais para certa ocasião, ou tem medo de erras nas combinações, não se preocupe! Espero conseguir solucionar estes e outros problemas neste post, para você sair por aí cada vez mais estiloso ;)

O traje completo como conhecemos hoje - calça, paletó e colete - e sua modelagem, surgiram na Revolução Industrial, mas sua inspiração vem da realeza francesa com Luiz XIV, ditador de moda no século 17. Hoje com os mais diversos tecidos, caimentos, abotoamentos e lapelas, é imprescindível para um homem moderno.

E como escolher o terno certo? Primeiro começamos pela modelagem, a tradicional ou slim.





A primeira foto traz uma modelagem tradicional com corte reto, o qual não destaca curvas do corpo assim acaba favorecendo a todos os biótipos, e pode ser usado em todas as ocasiões. O terno slim vem na segunda foto, trazendo um paletó acinturado e calças mais justas, que resultam em uma silhueta mais definida, assim fica melhor para os mais magros e jovens.

No paletó...
O terno tradicional geralmente vem com lapelas maiores, que são um truque para chamar atenção para esta parte do corpo e assim disfarçar a barriga. O abotoamento aqui pode ser de três botões, mais tradicionais, ou com dois botões, o modelo clássico, lembrando que o último botão deve sempre estar aberto. 
Já o slim costuma vir com lapelas menores, ficando melhor em homens altos. Pode aparecer com os clássicos dois botões ou somente um, garantindo um visual mais cool. 
Na hora de provar é importante ficar atento aos ombros, a costura deve ficar exatamente onde termina o ombro, caso contrário o tamanho está errado! Observe também as mangas, elas devem terminar 1cm antes das mangas da camisa, que acabam no pulso. Se precisar de ajustes, muitas vezes eles são feitos na própria loja, senão leve a um alfaiate/costureira de confiança.




Nos tecidos, você provavelmente vai encontrar ternos de lã fria ou algodão. A primeira opção é mais quente, amassa pouco e deve ser lavada a seco, a gramatura deste tecido se chama Super e varia de 80-200, e quanto mais alto for o número mais fino e fresco o tecido. Então um terno Super 200 acaba sendo melhor que o Super 100, e consequentemente mais caro também! hehe
Outra opção para dias mais quentes é o terno de algodão. Vale lembrar também que estes dois tecidos são naturais por isso dão uma melhor aparência ao terno, ao mesmo tempo que permitem uma melhor transpiração do corpo. Existem também as opções sintéticas, com poliéster e microfibra, mas acabam tendo uma qualidade mais baixa, porém preço mais barato.
É aí que você deve ver quanto dinheiro tem no bolso e no que pretende investir: uma peça para durar mais tempo? Ou em um modelo a mais para o seu guarda roupa?

E para combinar? Quando usar um terno liso, procure combina-lo com uma camisa quadriculada, ou gravata listrada, e vice versa. O contrário também vale! Terno quadriculado com camisa lisa e gravata com pequenas estampas. Ficou confuso? haha, basicamente o que você não pode fazer é misturar terno, camisa e gravata quadriculados ou listrados, no mesmo look! A ideia está na foto abaixo





Bom pessoal esta foi a proposta de hoje, espero que ajude! A camisa, gravata e calça ficam pras próximas!

Beijos,

Nati. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário