sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Civilização e arte egípcia

Boa tarde pessoal!

Pensando em novos temas pra escrever aqui, achei que uma boa seria falar sobre história da arte. Afinal, arte e moda são como irmãs e uma vive inspirando a outra né! Então pra começar, vamos voltar há muito tempo atrás, mais especificamente no período neolítico, século 50 a.C., com a civilização egípcia. Vai rolar um pouco da história, dos costumes e da arte deste povo tão complexo e ao mesmo tempo fascinante!

Os egípcios tinham uma sociedade ser bem estruturada, que se organizava em torno do rio Nilo, plantando e comercializando trigo na época da cheia, o qual era importante também para pesca, entre outras atividades. Sua principal escrita era o hieroglifo, e na religião eram politeístas, sendo o Faraó considerado um Deus na terra. O povo tinha várias práticas, rituais, oferendas, e homenagens aos seus deuses que são:



























As tumbas e pirâmides eram as construções nas quais eram enterrados os faraós, dentro de seus sarcófagos. Depois de mumificados, passavam por um ritual e eram enterrados com canopos, isto é, vasos com os órgãos mais importantes dentro (fígado, pulmão, estômago e intestino) e na tampa a cabeça de um dos deuses. Por dentro, a pirâmide era uma réplica do palácio do faraó, com vários objetos de ouro, amuletos de diversos significados que protegiam na passagem para a outra vida, e até os escravos eram enterrados junto a ele quando morria.




Continuando com a arte egípcia, esta era sempre ligada à morte ou religião não deixando marcas pessoais do artista, o qual se importava somente com a técnica. O primeiro artista a ter seu nome registrado foi Imohtep, que construiu o túmulo de Djoser, o primeiro faraó a ter sua pirâmide. 
Na época do médio império, era aplicada a Lei da Frontalidade, na qual os deuses só eram pintados com o corpo virado para frente, a cabeça e pernas de perfil, e era uma representação para não ser confundida com o ser humano real. Nas esculturas era possível perceber a fisionomia, seus traços, sua condição social, e gestos. Os retratos eram feitos com um convencionalismo, representando a aparência ideal da pessoa, e não como ela realmente é.









No novo império aconteceu o apogeu da cultura e da arte, com grandes construções e templos. As colunas desses templos tinham motivos da natureza, como o papiro e a flor de lótus, vegetação típica do Nilo. Na pintura eles usam mais cores e desobedecem as ordens dos sacerdotes, quando retratam pela primeira vez uma mulher egípcia usando maquiagem, era Nefertiti. O famoso túmulo de tutancâmon, que morreu com 18 anos era um grande salão com câmaras secretas, o sarcófago tinha ouro maciço, lápis-lazuli, coralinas e turquesas. 




Nefertiti





Esta foi a história de hoje pessoal! Espero que tenha contribuído pro conhecimento de vcs!

Beijoo e até a próxima!

2 comentários: