quarta-feira, 24 de julho de 2013

Consumismo

Boa tarde pessoal!

Hoje resolvi fazer um texto mais reflexivo, sobre um tema presente no nosso dia a dia, que se intensifica na moda e desperta diversas opiniões. Mas afinal, quais motivos que nos levam a consumir tanto? Como tudo isso surgiu? Essas e outras perguntas tentarei responder aqui!



Podemos dizer que tudo começou nos EUA pós guerra, quando a economia estava em constante expansão e avanços tecnológicos, a produção foi se aprimorando e buscando custos cada vez mais baixos para produzir em uma quantidade maior, com as pessoas trabalhando o mesmo número de horas. Isso resultou em um aumento significativo dos bens de consumo e as pessoas deveriam consumi-los, era algo incentivado como que culturalmente pelo governo, a fim da nação continuar movendo a economia e o crescimento do país. 

Ao longo dos anos, vários fatores foram estimulando este consumo como:
- Construção de infinitos shoppings e mais atualmente os e-commerce
- Facilidade de pagar mais tarde e parcelar, mesmo que com juros, nos cartões de crédito
- Obsolência planejada, um conceito empregado quando as marcas já lançam um produto com sua data de morte estipulada, ou seja, mesmo que estejam funcionando daqui a um tempo o consumidor vai ser estimulado a adquirir um modelo novo, que atraia por ser um pouco mais rápido e com nova aparência. Veja o iPhone por exemplo, desde que foi lançado já estamos no "5" mas qual a grande diferença entre este último modelo e o primeiro, se não o tamanho do aparelho e algumas poucas melhoras no sistema?
- Publicidade, com aquelas propagandas sedutoras que nos incitam a consumir produtos que muitas vezes nem precisamos, criando um mal estar quando não temos determinado produto e a ideia de que consumir é a única forma de ser feliz

Antigamente, as marcas eram voltadas para a produção de seus produtos investindo somente nisso, hoje o cenário mudou. Concorrentes muitas vezes contratam as mesmas fábricas para produzirem seus produtos a um custo baixíssimo, depois gastam muito em publicidade e marketing com o objetivo de cultivar uma imagem pela qual os consumidores devem identificar sua marca. Traduzindo: por que você compra um iPod e não um tocador de mp3?  É comprar uma moda, um estilo de vida.



Os fatores que incentivam o consumo vão do concreto ao abstrato. Na moda,  podemos dizer que está ligado à integração, isto é, o uso de uma roupa para pertencer a um grupo ou o oposto, a individualização, para se distinguir da massa, criando sua própria identidade. Outro motivo está relacionado a auto-estima, ou seja, quando a pessoa adquire algo para elevar seu ego, aquela velha história de que fazer umas comprinhas sempre levanta o astral.

Falei mais dos EUA, mas nos países em desenvolvimento como o Brasil, a situação não é muito diferente principalmente de uns tempos pra cá, devido a ascensão da classe C e seu poder de compra somado a todos aqueles fatores que encorajam o consumo falados acima, é o novo alvo das marcas. Com todo este ciclo, conseguiram fundir os conceitos de identidade, status e consumo, resumindo: "você é o que você compra".

O grande problema são as consequências ambientais que tudo isso ocasiona... Mas como a lista é grande, vou deixar para um próximo post! Mas por enquanto, que tal começarmos com pequenas atitudes? Comprando somente o necessário, e não o que a mídia nos diz, evitar o desperdício e praticar o compartilhamento de algumas coisas.

Espero que vocês tenham aprendido um pouquinho e possam refletir na hora de ir as compras!

Beijãooo

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