terça-feira, 1 de julho de 2014

Brasil, um país um mundo

Boa noite galerinha!

Inventado pelos ingleses e paixão dos brasileiros, até essa que vos fala começou a olhar o futebol de outra maneira depois de ir em uma exposição bem interessante, pra mostrar outras facetas do esporte, inclusive relacionando à moda.

Poderia citar os jogadores mais marcantes, descrever as Copas do Mundo, explicar as regras do jogo, mas tenho certeza que tudo isso você sabe melhor que eu, então resolvi listar 4 curiosidades bem interessantes para te instigar a visitar essa exposição e conferir de pertinho esses e outros fatos e histórias.



1 - Como surgiu a camisa azul do uniforme reserva? 
A camisa oficial sempre foi a amarela, porém na final da Copa de 1958 a seleção jogou contra a Suécia que também tinha como uniforme oficial a camisa amarela! Após um sorteio, restaria ao Brasil jogar com a camisa branca, mas os jogadores não queriam devido a uma forte superstição, uma vez que haviam perdido a Copa de 1950 com esta cor. 
E como resolver este problema? Os funcionários da CBF na época foram até uma loja de esportes à noite, comparam camisas azuis, e na madrugada costuraram os escudos nestas novas camisas. Ainda temendo a mudança, tudo se resolveu após o chefe da delegação explicar o azul como a cor do manto de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil que abençoaria a partida. E assim, a vitória foi de 5 x 2. 



2 - Propaganda
Atualmente vemos muitos jogadores em anúncios publicitários nos mais diversos meios de comunicação, sempre tinindo, como verdadeiros modelos. Mas você sabia que há muito tempo atrás quando não existia a tecnologia atual, o futebol já era tema nas propagandas de algumas marcas? Cujos produtos se relacionavam com o esporte, como a lâmina de barbear Gillette ou a chuteira Topper. 



3 - Evolução do uniforme
Dá pra imaginar que os primeiros uniformes de futebol eram feitos de lã!? Imagine só o calor! Depois, até a década de 70 a matéria prima foi o algodão, ainda quente se pensarmos nos 90 minutos de jogo. Com os avanços tecnológicos, após esse período começaram a surgir os tecidos em tela e assim, a transpiração melhorou.
Nas pernas a grande evolução foi na década de 90 com os calções de elastano, que ajudam a comprimir as fibras musculares e assim evitar lesões. E hoje em dia outros benefícios foram desenvolvidos para melhor desempenho dos atletas, e acabam ajudando também o meio ambiente, como a utilização de poliéster obtido de garrafas PET.




Em paralelo podemos ver também a evolução do uniforme do juiz, que antigamente usava paletó, gravata e camisa com gola!


Outro ponto curioso está nas mudanças na modelagem dos uniformes, pois a princípio as camisas eram de mangas compridas e gola, com o passar do tempo as mangas encurtaram e a gola ficou careca. Os calções na década de 60 deram uma encurtada, e assim podemos ver também como os uniformes de certa forma acompanham a moda da época, que nesta ocasião era a mini-saia. E atualmente vemos melhor na questão das cores, estampas, e chuteiras.


4 - Evolução das chuteiras
Se os primeiros uniformes foram produzidos com lã, podemos imaginar algo semelhante com as chuteiras, não é mesmo? Pois é, o primeiro modelo se assemelha com as botas que usamos hoje, acredite!
Na primeira Copa em 1914 as chuteiras eram feitas de couro, sendo necessário usar banha para amaciar. A sola e a ponta eram de madeira, e o pacote completo chegava a pesar 1 quilo. E novamente a tecnologia veio a favor para transformar nessa produto que vemos hoje, pesando em torno de 170 gramas, tudo para o alívio e performance dos jogadores!



Foram muitas mudanças desde que tudo começou não é?! Estas curiosidades e outras histórias você pode conferir na exposição, que também conta com muitas imagens, vídeos, camisas famosas e até mesas de pebolim ou futebol de botão para se divertir. Não deixe de conferir!

A exposição fica no Parque Ibirapuera, no Pavilhão das Culturas Brasileiras (próximo ao restaurante na marquise) - Rua Pedro Álvares Cabral
Aberta até 15 de julho, de terça a domingo, das 9h às 17h.


Por hoje é só!
Grande beijo e vaaaaaaaai Brasil!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário