terça-feira, 24 de setembro de 2013

Gerente de produto

Olá caros leitores!

Resolvi estrear um novo tema aqui no blog, pois senti que estava faltando comentar sobre isso: as profissões deste mundinho da moda. E começando hoje com o gerente de produto!

Se você nunca nem ouviu este nome, não se assuste! É aquele cara que fica meio por trás das cenas, mas desempenha um papel fundamental no varejo, sendo o responsável pelo produto da primeira a última etapa. As funções:

- Pensar em produtos que atendam as necessidades e desejos dos clientes. E para compreender o que este cliente precisa/quer podem ser feitas análise de vendas anteriores, pesquisas de tendências em shoppings ou grandes centros comerciais e também assistir a boa e velha novela, que sempre dita tendências neste Brasilzão! hehe... (Note que o GP vai pensar: regata listrada cores vermelho e branco, e o desenho fica com o estilista)



- Criar o mix de produto das próximas coleções, seja em alguma linha ou da empresa inteira, dependendo do porte. Este consiste em várias tabelas nas quais o GP irá definir aspectos como: quantos produtos vão entrar; se eles são considerados básicos ou tendência; dentro disto a quantidade de peças como calças e blusas, cores; além do preço de custo e venda, com base na matéria prima e mão de obra. 

Tudo isso tendo em mente seu público-alvo, e os fornecedores com que trabalha, o que acaba sendo muito importante na hora de fazer apostas do que será tendência, porque o GP também deve estar em constante contato com o gerente da loja, para saber o que está vendendo ou não. E se aquela camiseta de estampa étnica encalhar? Pois é, cabe a ele saber qual decisão tomar nestes casos.

Em uma grande rede varejista temos várias linhas de produto, certo? Feminino, masculino, infantil... E dentro destas áreas outras divisões, como roupas para mulheres mais jovens, maduras, moda festa... Neste caso o gerente de produto é responsável por uma destas pequenas linhas, das lojas de todo o país! Demais né? hehehe




Algumas características que este profissional deve possuir?
- Ser um bom negociador: é importante conseguir barganhar com fornecedores, para evitar atrasos nos pedidos, ou por um material de melhor qualidade/preço.
- Comunicativo e sociável: estas qualidades costumam caminhar juntas, e significam que o profissional deve se relacionar bem dentro da sua própria empresa, para conseguir "vender" suas ideias.
- Audacioso: para correr riscos ao implementar novas ideias


Bom, este foi o post de hoje pessoal! Aguardem por mais profissões fashion :)

Beijos.

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