quarta-feira, 30 de março de 2016

Desfile de Moda, dos bastidores à passarela!

Boa noite caros! 

Certamente posso dizer que o desfile de moda da minha turma do Senac, foi a melhor experiência vivida por mim até agora neste ano de 2016. Incrível, maravilhoso e sensacional são poucas palavras para expressar o sentimento ao ver o resultado excelente de um trabalho tão árduo e corrido, mas com certeza valeu a pena! Pensei em contar um pouco de cada uma das áreas envolvidas, independentes mas dependentes da outra para o resultado final. Começando pela parte mais cobiçada de todos:

- Styling: O stylist é o profissional responsável pela edição de looks, ou seja, ele terá todas as roupas acessórios e calçados à sua disposição para montar os looks e deixá-los na ordem correta. Para isso é necessário que no dia da edição de looks, os produtores de moda envolvidos já tenham providenciado todas as roupas, calçados e acessórios necessários, definidos anteriormente por moodboards (painéis de imagens) e briefings!


Vejam as cores trabalhadas no styling bem feito: O azul é apresentado discreto no primeiro look, depois retorna com força no terceiro e ainda desponta em detalhes nos próximos.



- Casting, make e hair: Estes três pontos são importantíssimos e devem estar alinhados ao styling. No meu desfile foi a própria equipe de styling que definiu make e hair, através de painéis sempre conversando com o tema principal. E o casting são os modelos, algo muito relacionado ao tema também. Por exemplo: atualmente vimos em muitos desfiles roupas genderless "sem gênero" definido, e os modelos tinham esta aparência, você olhava e era difícil de identificar o gênero, desta forma vemos a importância de um casting bem escolhido!
2_PFW_desfiles
Homens vestidos de mulher? Ou mulheres vestidas de homens?



- Backstage: Se você não curte correria aqui não é seu lugar! hehe. Esta equipe é responsável pela organização das araras, deixando o composite da modelo (uma ficha técnica com todas as medidas dela), junto da sua respectiva roupa, calçado e acessório. Aqui a organização é fundamental para não dar zebra! A pessoa deve vestir a modelo cuidando para não causar danos na roupa, se tiver meia, coloca as meias, e o calçado. E caso haja troca de roupas no meio do desfile, ou seja, a mesma modelo usando mais de um look, aí entra a correria! E muita atenção pois nenhuma roupa pode entrar com etiqueta aparecendo, zíper ou botão aberto, senão...


Tudo que descrevi acima resumido em uma foto! haha



Cenografia: Relembre por alguns instantes os desfiles que você já viu até hoje. Falando de cenografia podemos dividi-los em duas categorias: aqueles que não possuem cenografia, e os que investem pesado, ficando marcados na nossa memória! E cabe a equipe no geral esta decisão, as vezes o styling é tão representativo que dispensa uma cenografia, em outras a cenografia complementa e agrega valor ao desfile.
Independente disso, a cenografia é responsável pela montagem da passarela, no formato/tamanho definido, disposição das cadeiras, compra e instalação do carpete caso necessário. Além disso tem a boca de cena, aquela "parede" onde vemos as modelos saindo para a passarela e está presente na maioria dos desfiles.
Após decidir as questões acima, pode-se verificar a necessidade de objetos em cena, então deve-se realizar pesquisa de referência de imagens para começar a ter ideias para o cenário. 

Chanel sempre inovadora em cenografia. Aqui recriou um supermercado pelo qual as modelos desfilavam



- Assessoria: Este trabalho começa bem antes do desfile. A partir de um briefing, esta equipe deve realizar o release do desfile, aquele texto contendo um resumo do tema e principais informações, como data, horário e local. Outra tarefa é fazer a listagem de convidados e providenciar pulseiras de acesso, e o credenciamento de profissionais como fotógrafos, maquiadores e cabeleireiros providenciando crachás, conforme a necessidade. Esta equipe também deve providenciar um "termo de autorização de uso de imagem", o qual todos os envolvidos no desfile devem assinar, pois posteriormente as fotos serão divulgadas, e com este termo a pessoa não pode alegar que sua imagem será usada de forma inadequada.

O convite do desfile de Alexandre Herchcovitch foi um bilhete único, o qual continha crédito para o convidado ir e voltar de transporte público ao desfile #criativo!



- A&B: O grupo responsável pela parte mais essencial: alimentação e bebidas, afinal ninguém é de ferro né! Aqui a parte pré-desfile exige o contato com possíveis marcas/empresas que tenham interesse em divulgar seu produto no coquetel dos convidados, como uma parceria mesmo. Logo, quando o desfile é pequeno é bacana correr atrás de marcas que ainda estejam começando, assim acaba sendo lucrativo pra ambos!
E se eu não consegui uma parceria?? Aí precisa se estipular uma verba para providenciar algo mais simples, nem que seja só bebidas, pois ninguém merece passar sede não é?
Outra verba deve ser disponibilizada para o catering - a alimentação da equipe. Aí também pode ser contratado o serviço de algum buffet, ou como no nosso desfile, a equipe fazendo tudo! hehe. No nosso caso calculamos a quantidade de pessoas e pensamos em um cardápio com alimentos leves e nutritivos como frutas, lanche natural, sucos e água, além dos descartáveis.


Os canapés são uma boa pedida para servir no coquetel



- Vídeo e foto: A equipe deve entrar em contato com os fotógrafos para alinhar o cachê e o horário de chegada. No dia, deve selecionar alguns profissionais para fotografar o backstage e os demais posicionar no "pit", aquele famoso "paredão" de fotógrafos que vemos no final das passarelas. Após o desfile, o acompanhamento de edição é fundamental no caso do vídeo para que agrade a equipe no geral.
Também pode ser criado um vídeo para ser apresentado antes do início do desfile, como um teaser apresentado a proposta. Isto cabe a decisão da equipe assim como o briefing deste vídeo.

 
 O famoso "pit"




- Som e iluminação: O som é muito importante pois ele acaba acompanhando a passo das modelos no momento, então músicas lentas não são recomendadas. Pode-se optar por músicas prontas, ou realizar mixagem de várias músicas e aí entra o DJ, que pode ser contratado para realizar este trabalho e entregar antes, ou estar presente mesmo no momento do desfile!
A iluminação deve ser ajustadas antes, de acordo com posicionamento da passarela, e é importante uma conversa e ensaio junto com um profissional que entenda, preferencialmente o que irá operar a mesa de luz no momento do desfile.


Olhem a iluminação localizada corretamente através dessa estrutura metálica chamada Box Truss



Só relembrando que tudo isso pode variar muito de um desfile para o outro, de acordo com o porte da marca e o quanto ela busca investir nisso! Espero que meu objetivo tenha sido concluído, como uma orquestra na qual cada instrumento é indispensável para a harmonia final, no desfile se não houver essa sintonia o resultado final pode ser desastroso, mas quando dá certo é memorável!

Grande beijo!

3 comentários:

  1. Olá boa tarde! Como você contratou a equipe de backstage?

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  2. Olá boa tarde! Como você contratou a equipe de backstage?

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  3. Olá Gabriela!

    Éramos todos alunos da mesma turma, divididos entre as funções! Já modelos e fotógrafos foram através de parceria.

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