segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Os "estilos" musicais

Boa tarde caros leitores!

Neste finalzinho do ano passado devem ter reparado que eu dei uma relaxada, e abandonei este espaço tão querido né? Desabafo: tinha tempo, mas estava sem inspiração mesmo e neste caso achei melhor dar um pit stop e retornar em 2014 como estou fazendo agora, cheeeeia de energias e ideias novas! :D

Então hoje vim relacionar novamente dois temas que me encantam diariamente: moda e música! Bom, todo mundo que ouve música deve ter um estilo musical preferido, certo? E ao frequentar um local onde se reúne esta tribo musical, já devem ter reparado que há uma espécie de dress code, ou seja, a maioria das pessoas se veste da mesma forma? Pois este é o tema de hoje: qual a moda em cada estilo musical, e para não ficar muito extenso selecionei quatro gêneros bem diferentes e atuais.

Funk
O funk nasceu nos EUA, década de 60 misturando jazz e soul, e foi nos anos 2000 que chegou ao Brasil com os bailes funk cariocas. Atualmente essa versão foi deixada de lado dando lugar ao funk ostentação. Se você não sabe o significado disso: quem ostenta gosta de exibir os seus bens mostrando riqueza. Para conhecer melhor a história e os "Mcs" vale a pena conferir o documentário: "Funk Ostentação - O filme"
Os itens obrigatórios para quem canta são roupas de marca, boné, óculos de sol, jóias em geral principalmente correntes de ouro, anéis, relógios e brincos brilhantes. Os carros ou "naves" como gostam de chamar também aparecem com destaque nos clipes.
Assim, conseguimos perceber que a inspiração para a moda funk ostentação vem do hip hop americano, mesmo se tratando de outro gênero musical podemos ver um estilo semelhante em cantores como 50 Cent, e nas letras de suas músicas. 
Outra curiosidade está no local de origem do funk ostentação, em São Paulo, diferentemente do funk carioca com letras mais voltadas para a realidade do Rio de Janeiro.





As mulheres que frequentam o baile funk não dispensam um salto alto, roupas curtas e justas a fim de destacar o corpo.


Metaleiros
Do lado oposto temos aqueles fãs de heavy metal, gênero que se inicia na década de 70 caracterizado pelo som pesado e distorcido, muitos solos de guitarra e vozes marcantes. Bandas marcantes são Black Sabbath, Judas Priest e Iron Maiden. 
O estilo dos metaleiros é bem predominante e fácil de ser identificado: a cor da roupa é o preto independente do calor que faça, camisetas de suas bandas preferidas são um item predominante também. Como acessórios os coturnos pesados nos pés, imagens de cruz ou caveira e óculos de sol.
Deixar o cabelo crescer é outro comportamento presente em muitos homens adeptos ao heavy metal. Outro destaque neste visual são as tatuagens, que muitas vezes chegam a cobrir membros inteiros do corpo da pessoa, piercings e maquiagens marcantes também podem aparecer.






O Bloodstock Festival é um evento que reúne fãs do heavy metal


Sertanejo
Na contramão temos o sertanejo ou arrocha, como você preferir! Acho que aqui não existe muito segredo, suas raízes estão na música caipira nordestina e se popularizou na década de 80 com duplas como Chitãozinho & Xororó. Nos anos 2000 o ritmo deu uma esfriada, retornando com bandas mais atuais como Bruno & Marrone, hoje em dia se popularizou como sertanejo universitário ou arrocha, caracterizando a forma de dançar beeem juntinha.
No visual não pode faltar a estampa xadrez encontrada principalmente em camisas, jeans e couro também aparecem seja em calças ou jaquetas. Os mais ousados apostam em chapéus, e para todos um item indispensável é um bom par de botas nos pés! Abaixo algumas referências mais modernas, pra não ficar aquele look muito cowboy.




Que tal o casal real em versão country?


Hip Hop
E por fim o hip hop, gênero musical que é fundamentado através de 4 pilares: DJs para criar mixagens e batidas originais; o rap que significa ritmo e poesia apresentado nas letras das músicas; breakdance, isto é, a famosa dança; e por fim o grafite retratando a arte colorida em desenhos das ruas!
No universo da moda, os adeptos usam roupas largas, mais confortáveis para realizar os movimentos de dança, e acessórios como os bonés, tênis grandes e confortáveis, correntes e óculos de sol.
As moças apostam em uma mistura de peças largas e justas para criar o look, sempre coloridas. Cabelos com turbantes, black power ou dreads também são usados além de correntes, relógios, entre outros.




E representando o time feminino lhes apresento Karol Conká!



Conseguiu perceber que apesar das diferenças, todos os gêneros estão ligados a uma cultura, um estilo de vida de muitas pessoas as quais vivem esta realidade, e assim tornam-se seguidoras do funk, heavy metal, sertanejo ou hip hop?! Bacana né!

E tem outro estilo musical que você gostaria de saber mais sobre a forma de se vestir? Comente!


Até a próxima!
Beijooos

Nenhum comentário:

Postar um comentário