segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

A moda dos anos 30

Olá!

Tudo bem pessoal? Bom, como os números mostraram o post "A moda dos anos 20" fez sucesso, então pensei: porque não continuar escrevendo sobre as outras décadas? E é neste clima retrô que hoje trago para vocês a moda dos anos 30!



Esta década já começou com o pé esquerdo financeiramente com a crise na Bolsa de Nova York em 1929. Resultado: todo o consumismo desenfreado da década anterior teve um fim, abrindo portas para confecções domésticas de roupas, consertos e o desenvolvimento de tecidos sintéticos tornando produtos como meias de seda artificial acessíveis a todos.

No dia-a-dia predominavam conjuntos de peças com o mesmo tecido, como tailleurs para coquetéis vespertinos, com luvas e chapéus pequenos caindo para um lado que realçavam os cabelos curtos. O colarinho estilo colegial é uma adaptação da alfaiataria feita por Chanel. 





Para ocasiões mais informais ou viagens a calça boca de sino era essencial, com a bainha inglesa (aquela virada para fora). Os chapéus, óculos escuros e saltos anabela completavam o look.


Para se vestir à noite, mulheres tinham como inspiração as telinhas de Hollywood, tanto nos trajes quanto nos acessórios, maquiagem, pele e arrumação, ou seja, o pacote completo deveria estar impecável pois o importante era a imagem. A silhueta de sereia acentuava a cintura fina, alongava as pernas e acentuava os ombros largos, uma vez que a maioria das peças vinha com ombreiras.
Os vestidos eram frente-única com as costas de fora, logo seria melhor se elas estivessem bronzeadas, pois eram o destaque e traziam uma pegada sensual. A parte da saia era moldada ao corpo, e com o corte enviesado acabava remetendo a verdadeira silhueta sereia.



Porém, as mulheres da elite que não perderam dinheiro com este episódio puderem se distinguir das demais, principalmente na alta costura com Elsa Schiaparelli. Seu interesse por artes resultou em roupas inspiradas no cubismo e surrealismo, e consequentemente no surgimento de roupas conceito que vemos até hoje nas passarelas.
 
Salvador Dalí era um de seus amigos, e foi dele o desenho que estampa o tecido do vestido lagosta, e o chapéu-sapato desenvolvido também a partir de outro desenho do artista. 


Rival de Chanel, Schiaparelli também lançou seu perfume com seu nome que lhe garantiu fama mundial na época.


A moda masculina também foi inspirada pelo cinema, como os atores Noel Coward e Gertrude Lawrence na comédia Tonight. A silhueta era sempre elegante, os trajes noturnos e mais formais eram compostos de smoking, gravata borboleta branca, cartola e sapatos de verniz, de amarrar que destacavam os pés.


Por hoje é só pessoal! Espero que tenham gostado =]

Um beijo,

Nati D'Angelo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário