segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Algodão Orgânico

Boa tarde caros!

hoje resolvi voltar com a sustentabilidade, e quem já lê o blog há um tempinho sabe que é um dos temas que mais me encanta... E fuçando nas minhas coisas, achei bacana contar um pouco do algodão orgânico, e as principais diferenças comparando ao algodão convencional, que todos conhecemos bem.

O principal objetivo no plantio do algodão orgânico é preservar o equilíbrio do ecossistema, por isso não utiliza produtos prejudiciais ao meio ambiente nem a saúde humana, como agrotóxicos, substâncias químicas, entre outros.



Assim o primeiro passo para cultivar o algodão orgânico é obter os insumos, como sementes e adubos, que muitas vezes podem ser produzidos na própria fazenda, pois é exigido que tenham um certificado comprovando a origem orgânica.

A maioria dos métodos envolvidos no processo são naturais, como a utilização de insetos benéficos, organismos vivos e pulverização com produtos vegetais para combater pragas e doenças. E a quantidade do plantio por área é menor, para promover um melhor desenvolvimento do algodão, realizada por pequenos produtores em mão-de-obra familiar, e juntamente com outros produtos.



Por outro lado, na produção do algodão convencional são utilizados fertilizantes solúveis, produtos químicos, pesticidas e dissecantes. Tudo isso acontece para acelerar o processo produtivo, pois os produtores atendem uma demanda mundial enorme da fibra, porém o processo acaba dispersando estes produtos na atmosfera, contaminando a água e o solo, e causando sérios danos à saúde humana e ao meio ambiente.

Voltando pro algodão orgânico, é importante lembrar também que trata-se de um processo caro, e atende uma demanda específica. Por isso o contato é feito diretamente entre produtor e confecção, e caso seja realizado antes da colheita, a safra é financiada antecipadamente, garantindo um destino para a fibra orgânica.

Vale ressaltar também que para ter certeza da integridade do algodão é necessária a monitoração de um agente certificador, para não ocorrerem atitudes oportunistas, como a mistura com a fibra convencional.

Os estados produtores de algodão orgânico no Brasil

Uma marca que investe neste setor é a Bambusa, produzindo roupas íntimas para crianças, adolescentes e mulheres, com algodão orgânico colorido, ou tingido com corantes naturais, elaborados a partir de extratos vegetais. Assim os produtos possuem uma responsabilidade sócio-ambiental e agregam benefícios à saúde humana. 



Para mais informações como pontos de venda, e catálogo dos produtos, acesse o site: http://www.bambusabrasil.com.br

Outras marcas ecologicamente corretas já comentei aquiii

Por hoje é só pessoal! Que tal vestir a camisa verde por um futuro melhor? =]

Um beijo,

Nati D'Angelo.


2 comentários:

  1. Ola,
    Adorei este post e gostaria de saber se voce teria uma rcomendacao de uma empresa que tenha algodao organico que foi colorido ou tingido?Obrigada desde ja

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, você achou algum fornecedor? caso sim, poderia compartilhar comigo?
      obrigada

      Excluir