domingo, 5 de agosto de 2012

Aviamentos - parte 2

Oie!

Neste fim de domingo, vim contar um pouquinho sobre mais alguns aviamentos, como havia prometido. Se você perdeu o primeiro post, dê uma lidinha aquii pra ficar por dentro! So, here we go...

Ombreiras são aquelas almofadinhas de algodão ou espuma costuradas na parte interna dos ombros de alguma peça para dar sustentação, aumentar os ombros e deixar a pessoa com uma silhueta de triângulo invertido. No início dos anos 20 elas eram usadas apenas em paletós masculinos, hoje encontramos em vestidos, blusas, casacos, jaquetas, paletós, e camisas.


A principal função do bojo, como nós mulheres sabemos e adoramos (hahaha) é dar sustentação aos seios, principalmente em moda íntima e moda praia.

Então a história deste aviamento se mistura com a do sutiã, uma vez que foi idealizado na década de 30 em diversas numerações para os mais diversos bustos. Hoje possui os mais diversos formatos, com enchimento ou não, fica a critério da freguesa!



Conhecida mundialmente, quem teve a ideia de introduzir a etiqueta em suas peças foi Charles Worth, o pai da alta-costura. Os modelos eram feitos sob encomenda, e as etiquetas assinadas por ele.

Existem algumas informações básicas que toda etiqueta deve ter. Aqui uma imagem explicando:



As etiquetas podem ser tecidas com fios a base de fibras naturais ou sintéticas. Estampadas quando feitas de nylon resinado ou poliéster e depois as informações são impressas, em uma ou várias cores. Já as etiquetas sintéticas são feitas com materiais sintéticos, como a borracha, o pvc, e permitem liberdade de criação nos desenhos e cores. Pra você visualizar melhor:




E muitas marcas também usam plaquetas de metal, com o nome ou logo gravado em suas peças, afim de ganhar mais identidade e sofisticação. Estas plaquetas podem ser em formas planas ou tridimensionais, esmaltadas ou cravejadas, e posteriormente são adaptadas no entremeio da peça, nos puxadores de zíperes, entre outros locais. Lembrando que este é um aviamento decorativo.


Sianinha é aquele aviamento em forma de zigue-zague, utilizado em roupas ou acessórios para decoração, acabamento ou apenas fazer um detalhe. Pode ser confeccionada em vários materiais, como algodão e viscose, texturizada, metalizada e elástica. 



Por hoje é isso pessoal. Espero que as informações sejam úteis!

Uma ótima semana a todos. Beijoo,

Nati D'Angelo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário