Bom dia amigos!
Há umas semanas atrás fiquei sabendo da inauguração de uma exposição do famoso David Bowie, no Museu de Imagem e Som (MIS). Ao ler críticas positivas, e saber que foi organizada pelo museu britânico Victoria and Albert Museum, já esperava algo bacana, e mesmo sem conhecer nada sobre o tal cantor, lá fui eu e minha curiosidade...
- O que eu aprendi?
Nascido na década de 50, seu interesse por música começa quando ainda era criança, e ouvia os discos de vinil do pai. Aos 13 anos começou a tocar saxofone e a estudar música. Logo depois teve suas primeiras bandas, nas quais não permaneceu muito tempo pois desejava algo maior. A partir daí, optou por seguir carreira solo.
Mais conhecido como camaleão do rock, ao lançar algum álbum ele encarnava um personagem com personalidade e estilo próprios, quebrando paradigmas e lançando tendências naquela época. O auge de sua carreira foi nos anos 70, marcada pelo individualismo e liberdade sexual, ele assumiu sua bissexualidade, com muita purpurina e visual andrógino, ao som do glam rock.
Originalmente seu gênero musical era o rock, porém ao passar dos anos foi explorando outros mundos como o R&B e soul, eletrônico e pop. Em paralelo também tinha uma carreira como ator, logo fica clara sua influência na cultura contemporânea, contribuições com à música performance, mode e design.
Ao observar este panorama geral de Bowie, consegui encontrar algumas semelhanças com a nossa querida Lady Gaga. Porque? Devido a busca de ambos por essa irreverência, trazendo coisas inesperadas em suas respectivas épocas, sempre com algo novo, surpreendendo uns e espantando outros.
- O que a exposição oferece?
Diversas roupas dos personagens interpretados por Bowie, filmes nos quais ele atuou, fotografias, e até itens pessoais como partituras musicais, storyboards, letras e anotações de diários. Além de muitos painéis explicativos sobre os diversos momentos da vida dele. E logo ao entrar você pode pegar os headphones oferecidos, e ao longo da visita ouvir músicas, entrevistas e filmes, de acordo com o local que você está, tornando a experiência muito interativa.
Para nós que gostamos de moda, os figurinos extravagantes são um prato cheio! Muitas vezes assinados por profissionais renomados como Alexander McQueen, podemos ver em qual turnê ele usou cada um, e observar a variedade de materiais usados em uma mesma peça. E também o conjunto todo, muitas vezes misturando roupas, sapatos e acessórios sem sentido algum, para criar a identidade desejada.
A exposição fica em cartaz até 20 de abril, ou seja, não tem desculpa para não ir! ;)
Local: MIS - Avenida Europa, 158, Jardim Europa, Sp.
Horários: De terça a sexta, das 12 às 21h; Sábado das 11 às 23h; Domingos e feriados das 11 às 20h.
Ingressos: R$10,00 a inteira e R$5,00 a meia entrada. Na terça feira, a entrada é gratuita! #ficadica
E (infelizmente) não é permitido fotografar.
Terminando ao som da minha favorita...
Beijão e até a próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário