sábado, 13 de outubro de 2012

Osklen

Boa tarde pessoal!

Como uma das notícias mais badaladas da semana foi a venda da marca Osklen para a Alpargatas (dona da Havaianas), achei bacana contar um pouco da história da Osklen e como depois de 13 anos do lançamento da primeira coleção, marcou seu estilo próprio alcançando reconhecimento dentro e fora do Brasil.



A história da Osklen se mistura com a de Oskar Metsavaht que a princípio não entendia nada de moda, muito pelo contrário, gaúcho e formado em medicina, Oskar seguiu o caminho da família tanto na profissão, quanto na prática de esportes sempre com muita aventura. Em uma expedição para a Cordilheira dos Andes, como médico da equipe percebeu que não existia nenhuma roupa no Brasil adequada para este clima de frio extremo. Foi então que ele começou a pesquisar o que era usado lá fora, e assim desenvolveu um tecido que mantinha a temperatura do corpo e ao mesmo tempo e permitia a evaporação do suor, ideal para praticar esportes em temperaturas muito baixas. Assim foram produzidos artesanalmente os casacos para sua equipe.

O detalhe foi que tudo isso gerou um enorme bafafá, e pedidos dos amigos de Oskar pelas peças. E quando foi para a França em 1998 fazer uma especialização médica, conheceu muitos alpinistas e estilistas, e foi a partir daí que resolveu lançar a Osklen para vender casacos de neve inicialmente.
Curiosidade, Osklen = mistura dos nomes Oskar, Leonardo (irmão), e Milena (uma antiga namorada)!


Um vídeo curtinho, teaser da coleção Fênix.


Foi então que abriu a primeira loja no balneário de Búzios e conforme o tempo foi passando aumentou o mix de produtos com camisetas, bermudas, mochilas, etc... A preocupação em abrir uma loja de artigos para neve em uma cidade praiana logo virou uma oportunidade, pois o público que visita Búzios também viaja para países com neve.

No entanto as coisas não foram tão fáceis como parecem, depois de quase quebrar duas vezes nos anos 90, a virada veio ao lançar a primeira coleção de moda feminina, que foi conquistando a maior parte do portfólio da marca. E foi neste caminho, que aos poucos se firmou como um dos principais nomes da moda brasileira, com lojas presentes em grande parte do território nacional, além dos Estados Unidos, Itália, Austrália, Japão, França, Espanha e Portugal.

Seus desfiles já são presença marcada nos principais eventos de moda do país e lá fora também, dentro de cada coleção apresenta suas três linhas: Royal Label, que apresenta peças mais exclusivas e sofisticadas; Brasilian Soul, mostra os ícones da nossa cultura; Osklen Sport, a maior entre as três.


Um dos pontos mais interessantes desta marca é sua identidade e personalidade, que estão extremamente ligadas ao fundador. Oskar é aventureiro, pratica esportes radicais, totalmente ligado à natureza e práticas sustentáveis, e com estas ideias que construiu sua marca que possui produtos com um estilo urbano, mas sempre ligado as características citadas acima e também com muito design e tecnologia.

E outra mudança bacana neste processo de internacionalização da marca foi o logotipo da marca, que tinha uma cara mais despojada e agora está mais clássico e chic! hehe


Acho que vale destacar também a parte sustentável da marca:
* Nas roupas já feitas a partir de materiais como seda orgânica, algodão orgânico, algodão reciclado, pet reciclada, couro de pirarucu, juta da Amazônica, tingidas com pigmentos naturais, entre outros.
* Na parte social com o Instituto-e que divulga a importância das responsabilidade com o meio ambiente e a comunidade. “O Instituto é baseado em cinco pilares: origem da matéria-prima, impacto do processo produtivo, relações trabalhistas e/ou com a comunidade, design e atributos comerciais. No entanto, o design é o nosso diferencial. É assim que pretendemos fazer do Brasil o país do desenvolvimento sustentável”, explica Nina Braga, diretora do Instituto-e.
* E nas lojas onde para arquitetura e design utilizam o proveito de madeira reciclada e energia solar quando possível.t

Paetês de látex sustentável, extraído responsavelmente em parceria com uma comunidade de borracheiros


E nesta semana saiu na mídia a venda de 30% da Osklen para a Alpargatas. Isto já está rendendo coisas boas às duas empresas pois a Alpargatas queria entrar no ramo da moda através de uma marca premium, e Oskar tem tido muito trabalho para alavancar a Osklen internacionalmente, e infelizmente nenhum herdeiro disposto a continuar seu legado. Também vale lembrar que a Alpargatas conseguiu reposicionar e consolidar a Havaianas globalmente, a única marca brasileira que chegou neste ponto, o mesmo trabalho que Oskar está fazendo com sua marca.

Só nos resta aguardar para ver se tudo vai dar certo!

Espero que tenham gostado e um ótimo fim de semana à todos :)

Beijinhoos,

Nati.

Nenhum comentário:

Postar um comentário