quarta-feira, 16 de novembro de 2011

A importância do e-commerce

Bom dia caros leitores!

Neste fim de ano sabemos que a rentabilidade do comércio aumenta demais porque todos querem presentear seus amigos, família, namorados, etc.... no Natal. Agora serão privilegiados aqueles varejistas que já participam do e-commerce, um dos mercados mais promissores na atualidade e o tema de hoje!

No Brasil existem 80 milhões de internautas, e destes 27 milhões já fizeram pelo menos uma compra online. E vamos combinar que as tentações são grandes, muitas lojas de diversos setores vendem pela web, isso sem contar sites como mercado livre, e aqueles de compra coletiva. Que atire a primeira pedra quem nunca comprou online! haha



De acordo com especialistas do setor, as empresas de varejo que ainda não participam do comércio eletrônico estão perdendo clientes. Estar presente nas mídias sociais também é fundamental, uma vez que os consumidores ficam conectados a maior parte do dia, têm acesso as informações que desejam e suas opiniões postadas no Facebook ou Twitter, podem influenciar outros consumidores a conhecerem a marca.

Mas vale ressaltar, que não adianta a empresa participar das redes sociais se a forma de comunicação continua em massa, ou seja, a mesma para todos. Então a melhor forma é uma interação direta com o consumidor, valorizá-lo e dar uma opinião naquilo que ele diz, e caso isto não aconteça, pode ter certeza que a concorrência vai fazer!

E para exemplificar temos a marca carioca FARM que vem trabalhando com o e-comerce, ou seja, tem sua loja virtual e está conectada as redes sociais. No site da marca você encontra uma rádio onde as músicas estão divididas por pastas que apresentam nomes como: Entrando em forma, Dor de cotovelo, Retrô, TPM ...e assim vai! Ah claro, você escolhe a música e já tem a opção para postar direto no facebook e twitter! (quer forma de se identificar com a cliente melhor do que essa? achei fantástico esses nomes, estou ouvindo a ..FICA A DICA ).


Aaa claro, caso você tenha um Iphone você pode baixar o aplicativo da rádio Farm e ouvi-la quando quiser!


Na opção ADORO você encontra o blog da marca, com posts diários, até mais de um por dia, momento em que a Farm se aproxima cada vez mais com suas clientes postando assuntos que fazem parte da vida delas! E Claro que no fim tem a opção CURTIR do facebook, e atalho para compartilhar no facebook ou twitter, também as opções: sua amiga vai adorar (mandar por email) e imprimir o post.


Na opção SOCIAL, você tem acesso a timeline do twitter @adorofarm , onde você também já pode curtir no facebook e é o meio por onde a marca literalmente conversa com suas clientes, responde seus tweets. 
Você acha que acabou? Não, a Farm também tem um canal no youtube. 



Bom acho que esse exemplo deixa bem claro a força do e-commerce, o como as marcas vêm essa tendência e a importância do contato com o cliente através da rede social, passa a impressão que a marca realmente te entende, sabe o que você quer e gosta, não estando somente preocupada com seu dinheiro. (Claro que o foco disso tudo é vender mais e se identificar com o cliente faz com que isso aconteça mais facilmente.)

Confesso que estou me divertindo com a Radio Farm! 

Mas agora está na hora de saber, o que você acha de comprar pela internet?  E dessa preocupação das marcas?

AAH claro falando em facebook, você já curtiu nossa página: Feel a Fio ???  =) 

Tenha um ótimo restinho de semana!!!

Beijoossss,

Nati D'Angelo e Gi Barrella.

Um comentário:

  1. Ai vocês deveriam realmente arrumar o layout do blog. O conteúdo é bem legal e o visual não faz jus aos textos.
    Beijinho

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