domingo, 11 de novembro de 2012

Moda gestante

Bom dia pessoal!

Neste domingão vim contar sobre um tema que com certeza nós mulheres vamos ter que nos preocupar em algum momento de nossas vidas, a moda gestante! Como já sabemos a moda de hoje é muito democrática, e não faltam opções para as futuras mamães que buscam conforto e tendência. 



As marcas oferecem roupas que podem ser usadas durante todo o período da gestação, pois possuem um corte diferente, e regulagens de acordo com o tamanho da barriga, ajustando-se normalmente ao seu corpo. Nas calças, shorts e bermudas o cós costuma ser de malha ou elástico e para as blusas, o corte é mais comprido na frente, evitando que a barriga fique de fora. A silhueta é sempre alongada, priorizando decotes abertos que valorizam o colo e os seios, os tecidos não marcam gordurinhas e trazem muito conforto.

Mas na hora de ir as compras, é importante prestar atenção principalmente nas cores, por isso invista em cores neutras e clássicas, fuja das estampas e abuse dos acessórios para se destacar da forma correta! hehe

Algumas marcas especializadas nessa moda:

Quando a dona da marca ficou grávida e nunca ficava satisfeita com o que vestia, percebeu o sucesso que a moda gestante fazia nos EUA e decidiu trazer a ideia, montando sua loja. As roupas possuem sistemas de ajustes que permitem o uso desde o primeiro até o nono mês de gestação e são feitas com tecidos de qualidade e durabilidade para casa ocasião do cotidiano. Alguns looks da coleção verão 2013:








Ficou famosa por ser a primeira loja virtual com foco nas gestantes, oferecendo uma linha completa para o dia-a-dia, trabalho, festas, eventos e também lingeries, pijamas e camisolas para o período da maternidade. Hoje também possui lojas físicas em 23 estados do Brasil, e é a escolha de muitas famosas.








Uma opção mais em conta e fácil de encontrar é a linha Maternity, especialmente para as gestantes e comercializada nas próprias lojas da Renner, e na loja virtual também.




Um ponto que merece atenção é a lingerie, e assim como as roupas, o ideal é procurar peças próprias para gestantes, com sustentação para barriga e seios. Procure por peças sem costura, feitas de algodão com elastano ou microfibra, para sua pele respirar e não causar alergias.

Na calcinha, existem modelos apropriados para cada momento da gestação, com um cinto que dá suporte e não comprime a barriga, e expande conforme o bebê cresce. O sutiã com bojo e armação é a melhor opção, com tirar largas e que não machuquem a pele. 

E mesmo no pós-parto lembre-se que o cuidado continua! Com lingeries apropriadas para o corpo retornar a forma antiga. A MyLady é uma marca especializada em lingerie para gestantes e pós parto:




O calçado é outro item que precisa ser escolhido com cuidado, pois os pés costumam ficar inchados e o sobrepeso deixa a mulher com menos equilíbrio. Por isso vale optar por sapatilhas, rasteiras, tênis e botas, que tragam segurança e conforto. Os sapatos altos devem ser guardados, pela chance de causarem quedas e torções, então se o evento for mais social escolha algum com no máximo 5cm, e de preferência presos no pé. E não fique triste se os seus sapatos ficarem apertados, e lembre-se que tudo é por um bom motivo!


Por hoje é só pessoal! Espero que as dicas sejam úteis hoje ou no futuro de vocês!

Um beijão!

Nati.

domingo, 4 de novembro de 2012

Tecido plano x Tecido malha

Boa noiteee!

Neste fim de domingo trouxe pra vocês aquele tema que adoooro escrever e compartilhar: tecidos! E hoje pra quem ainda não sabe, vamos ver um pouquinho das diferenças entre plano e malha e conhecer melhor as classificações dentro de cada um destes... So here we go!

O tecido plano é formado pelo entrelaçamento de dois fios - trama e urdume - que se cruzam em um ângulo reto. Ele praticamente não estica, logo é utilizado principalmente em alfaiataria remetendo um ar de elegância e sofisticação. Os tecidos planos podem ser divididos em quatro categorias de acordo com a forma que os fios são entrelaçados:

1- Tela: este tipo de tecido é formado por um fio na trama, sobre um de urdume. Alguns exemplos: cambraia, chalise, musseline, popeline e tricoline.



2- Sarja: a estrutura sarja pode ser 2/1 quando o fio da trama passa por dois de urdume, ou 3/1 se o fio da trama passa por três de urdume, isto deixa a diagonal do tecido menor ou maior e define se ela aparecerá da esquerda para a direita ou vice-versa. Os tecidos mais conhecidos são a própria sarja, o brim e o denim.



3- Cetim: este é formado com repetições de cinco a doze fios de urdume ou trama. Deste jeito a superfície do lado direito fica lisa e lustrosa, enquanto o avesso é opaco. Existem diversos tipos de cetim, como o Liso, Charmeuse, Vison, Alpaseda e Peau D'Ange.



4- Maquinetado: Nele a trama é bem elaborada formando desenhos, figuras, relevo ou texturas ao longo do tecido. Este recurso é interessante para as indústrias interessadas em inovar seus modelos com cores, formas, detalhes... e o mais conhecido entre nós é o piquet.



Por outro lado os tecidos em malha são formados por laçadas de um ou mais fios, o que proporciona seu efeito de esticamento. Enquanto o tecido plano é formado por trama e urdume, a malha é formada por fileiras e carreiras resultadas do tear manual ou mecânico. As máquinas se dividem em duas que por sua vez produzem mais dois tipos de tecidos cada uma.

> Malharia por trama é caracterizada pela laçada de um único fio horizontalmente, estica mais neste sentido, adere ao corpo e retorna à posição inicial ao ser esticada, resultando em um tecido circular ou retilíneo.

1- Malha Circular: acredito ser a mais conhecida, por que dela são feitas camisetas, pólos, blusas, calças, moletons casacos, entre outros. É produzida em teares tubulares e após o tecido ficar pronto acontecem recortes e montagens para finalização da peça.



2- Malha Retilínea: podem ser aqueles tecidos de acabamento para punhos e golas, ou os tricôs. Nestes a
a malha pode ser tricotada no sentido do comprimento, depois as peças são cortadas e costuradas; ou tricotada no formato do molde, e em seguida costurada; e ainda existe a possibilidade da peça ser tricotada em três dimensões, com pouca ou sem costura nenhuma e alta tecnologia.



> Malharia por urdume é caracterizada pela laçada de vários fios verticalmente, esticando mais neste sentido e resultando em um tecido raschel ou kettensthull.

3- Malha Raschel: Este tipo de malharia produz rendas e tules, pela máquina trabalhar de forma mais lenta podem ser produzidas desde as mais simples até mais sofisticadas.



4- Malha Kettensthull: Utilizada principalmente em lingeries e moda praia, as laçadas são bem juntas e rápidas de modo que torna-se difícil de desfiar.



Por hoje é só queridos! Espero que tenham aprendido e compreendido! Qualquer coisa comenteeeem

Beijão e boa semana :)

Nati.