segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Slow Fashion

Olá queridos,

Primeiramente queria pedir desculpas por nossa ausência de umas semaninhas, mas estamos de férias da facul, aproveitando pra tomar algumas decisões importantes, e conversar sobre o blog. Mas agora preparem-se porque voltamos com tudooo!

Como vocês já devem ter visto (e se não viram, a hora é agora) já comentamos algumas facetas da moda aqui. Como a moda pirateada – Fake Fashion – e a moda rápida e ávida por tendências – Fast Fashion - e é na contramão deste segundo conceito que vem o tema de hoje...Slow Fashion!
Isso mesmo, enquanto o Fast Fashion nos propõe um consumo desenfreado, e a cada temporada uma renovação do guarda-roupa para acompanhar as tendências, e também porque a maioria peças não chegam a durar muito tempo... Do outro lado veio este movimento europeu que nos faz repensar nossos modos de agir e consumir, para sermos mais conscientes e sustentáveis.

Para os adeptos e defensores do Slow Fashion, a moda é valorizar roupas atemporais, reaproveitar algumas peças, as artesanais, até aquelas de segunda mão, encontradas nos brechós. Tudo isso para valorizar o estilo individual de cada um, ultrapassando as modices de cada estação.




Os estilistas que investem nessa ideia optam por materiais eco friendly na confecção, e não utilizam procedimentos de lavagem e tingimento que são prejudiciais ao meio ambiente.
Um exemplo brasileiro é a linha MB Infinito, da Maria Bonita. Nela encontramos as peças curingas, que ajudam compor um look bacana. Pela qualidade o preço acaba saindo alto, mas é como um investimento fashion, camisa branca ou uma calça preta de alfaiataria que todas devem ter! Além disso as peças são produzidas com malha de bambu (olha aí o ecofriendly).



Um exemplo de sucesso que já comentamos aqui é o blog Um Ano Sem Zara, no qual a jornalista Joanna Moura se propôs a ficar 365 dias sem comprar, com a intenção de mostrar que é possível conviver com seu armário! Olhem só a mesma saia compondo 3 looks.


Agora se você está achando que o Slow Fashion só se aplica a nós, meras mortais, dê só uma olhada em quem apareceu usando o mesmo vestido 5 vezes:


Isso mesmo, a princesa Letizia da Espanha, um luxo né! Então que tal parar um pouco com o consumismo e olhar com carinho para as roupas bacanas que ainda estão no nosso armário?! #ficaadica!

Um beijoo,

Nati D’Angelo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário